sábado, 29 de outubro de 2011

Um herói do passado que está de volta!

Dei conta de um anuncio diferente estes dias!


Um filme que me recordará a infância, “uma corrente de lembranças” um regresso ao passado.


É verdade que quando lia as histórias na época não as entendia por inteiro, algo me escapava, não era capaz de decifrar o conteúdo político que continham, não era capaz de decifrar as mensagens que o autor descrevia nas suas rábulas.


Será de novo um contraponto com os actuais filmes que chegam às carradas do outro lado do Atlântico.


Já na época o meu herói era um contraponto ao super-homem, ao homem aranha e a outros tipos que realizavam tarefas fantásticas impossíveis de realizar por um comum mortal, tal como se desvinculava de outras estrelas da altura vindas da Disney como o avarento do tio patinhas, ou o louco do pardal.


No entanto já algo me dizia que avia alguma diferença neste herói Europeu, (ainda que eu nunca tenha ido à bola com os Franceses) era uma antevisão do que se viria a passar nos anos seguintes, obra de um visionário presumo.


Há já me esquecia foi “tintin” o primeiro ser a chegar à lua “quem sabe não foi o único, teorias da conspiração” acompanhado do seu fiel milu.


(Já ouço vozes a protestar mas imagino a vossa cara de espanto, mas cada um acredita no que quer.)

1 comentário:

  1. Tenho visto os nossos críticos de cinema entusiasmados em vender o Tintin. No fundo é o trabalho deles. Não sei não. Por norma, desconfio da americanização de heróis: o que fizeram com o Simon Templar, o Santo, para o mercado global (que é determinado pelo gosto americano), com o Val Kilmer, não lhe achei piada nenhuma, aquilo podia chamar-se Simon Templar, como outra coisa qualquer, não se distinguia dos outros filmes de ação. Ou terem posto um dos Cinco da Enid Blyton, como preto, para entrar no mercado americano, são toques de marketing curiosos mas alteram o sentido das coisas. (E claro, no futuro, um dos Cinco será gay, para acompanhar os tempos).

    E não me admirava nada que a viagem do Armstrong à lua fosse uma patranha. Eles na Guerra-fria faziam coisas muito estranhas. Agradeço a visita ao meu blog e boa sorte no campismo selvagem.

    ResponderEliminar