terça-feira, 18 de outubro de 2011

O princípio do fim…

Como não tenho formação em finanças não posso nem devo prenunciar-me, no entanto como dou conta que tipos inteligentes, com canudos reais, com experiencia na área, com a vaidade própria de quem ocupa cargos de grande visibilidade, também eles (só) fazem asneiras, atrás de asneiras, porque não eu, leigo na matéria também dar o meu palpite, por muito pouco razoável que este seja, que se lixe, não passa de uma simples opinião de alguém que se prepara para viver dias complicados.



Não sou capaz de compreender como se param todas as obras públicas e de seguida vamos pagar milhões em subsídios de desemprego, não sou capaz de entender a razão do aumento desenfreado dos combustíveis se o povo acaba por não se deslocar ou abastece em Espanha, o mesmo acontece com as novas auto estradas, (sim, auto estradas porque agora todas vão ser pagas) alguém vai ter que pagar os arranjos das velhinhas nacionais, tal como das muitas municipais, esperem para ver viaturas com quarenta toneladas líquidas a circular, esperem para ver os pisos após uns dias de inverno, esperem até às primeiras inundações para vermos quantos muros de segurança vão precisar de reparação.



De seguida podemos dar uma vista de olhos sobre as últimas proezas dos nossos novos governantes, cortar os subsídios ao povo, todo parece bem, mas e há sempre um mas, devemos pensar um pouco sobre o tema.



Os tipos inteligentes resolveram cortar, cortar aos mais pequeninos, cortar até não haver mais onde, cortar até ao tutano como diz o “Zé” povo, e cortar para quê, se o povo não tiver um dinheirinho extra não vai pagar os vários seguros que ficam propositadamente para estas épocas, se o povo não tiver “guito” não vai de férias, não paga portagens, não consome nos milhares de restaurantes e cafés espalhados pelo país, se o povo não tiver massa nem nos saldos irá comprar mais do que estritamente necessário, resultado todo pára, não vai haver emprego, não vai circular dinheiro, não vai sobrar nada em impostos.



O resultado da aventura destes Srs. inteligentes que o povo colocou na liderança deste país vai sair caro, caro ao povo mas com bons resultados para alguns.



Estou mesmo a ver os tipos das grandes superfícies a esfregar as mãos de contentes, _incrédulos! Eu explico.



Se o povo vai ter muito pouco dinheiro, vai tentar espreme-lo até ao limite, é que para o estômago tem que haver, é a ultima coisa a cortar. Agora pergunto? Onde se conseguem os preços mais baratos, todos sabemos, não é verdade? Quem vai sair prejudicado mais uma vez? O povo, afirmo eu, os pequenos produtores que além de receberem mal esse numerário é quase sempre muito para lá do razoável.



Acreditem ou não estes tipos que se afirmam como grandes empregadores, não produzem nada limitam-se a comercializar o que os outros produzem, e quanto a empregos por cada um criado, são dois que se perdem no pequeno comércio, umas sanguessugas, é simplesmente o que me apetece chamar, isto para não chamar coisas feias.



Esta maioria este presidente finalmente cumpriram os desejos de Sá Carneiro, “um presidente uma maioria” poderia ser benéfico se estivesse-mos a lidar com pessoas sérias e honestas, não é o caso, estes são tipo “Zé do telhado ” só que resolveram roubar os pobres para alimentar o ego dos ricos.



Nesta altura do campeonato até os banqueiros já estão preocupados, não vai sobrar nada para depósitos, não vai haver quem seja capaz de pedir empréstimos, não vai haver dinheiro a circular, o pouco que o povo tiver vai invernar como antigamente nos potes de barro, enterrado nos quintais, os grandes lucros do passado vão passar à história. “Do mal, o menos estes também nunca pagaram impostos”



Estou mesmo preocupado; Ontem tinha receio pelos meus descendentes, hoje tenho receio pela minha existência.



Como vou eu dormir descansado, mesmo que na minha mesa haja algo de comer se souber de antemão que os filhos do meu vizinho (tal como muitos outros) vão para a cama de estômago vazio.



Amanhã, (se entretanto não houver uma revolução) quase de certeza vou ter muitas dúvidas se este país vai continuar a existir livre e soberano.

1 comentário:

  1. Pois é, meu amigo... Onde vamos parar? Será que vamos conseguir ultrapassar tudo isto? Será que conseguiremos deixar um futuro sem sobressaltos aos nossos filhos?
    Não vejo bem como...
    Lourdes

    ResponderEliminar