sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Boicote…

Afinal, de que lado está, somos ou não todos Portugueses, temos ou não os mesmos direitos e deveres?


Pelos vistos não, o povo tem deveres, os comerciantes ricos têm direitos…


Chegam-nos todos os dias slogans a incentivar que compremos “Português” seria afinal um excelente slogan caso se verifica-se que o mesmo tinha intenções de ajudar produtores e consumidores Portugueses.


O problema é simples os comerciantes só tem interesse em lucros, custe o que custar, pouco interessa quem fica prejudicado, só o lucro e de preferência limpo, sem impostos afinal quem deve pagar os impostos são os produtores e os consumidores finais, nunca os comerciantes que ficam com a maior fatia do bolo.


Desde há muito tempo que venho a denunciar o que parece óbvio ou sejam estes senhores das grandes superfícies só vêm lucro, alguns ainda têm o desplante de se intitularem de empregadores, pouca vergonha…


Esta gente de poucos escrúpulos além de não pagarem salários decentes têm os seus escravos sempre no fio da navalha, sempre sob ameaça de despedimentos, muito poucos passam dos seis meses de serviço, muito menos alguma vez chegam a trabalhadores efectivos, são todo maus “rapazes”.


Estes últimos dias chegaram-nos algumas notícias que o Sr. Alexandre Soares dos Santos desviou o capital do seu grande negócio para a Holanda, certamente não pretende este “grande” empresário fugir aos impostos, quer apenas garantir que não contribui para que este país se levante do charco.


Hoje mesmo chegou fresquinha a notícia que os seus concorrentes não querem ficar para traz principalmente nas poucas vergonhas…


Andam estes ditos Srs. a vender leite abaixo do custo, aparentemente isto seria óptimo para o cliente, no entanto se repararmos com alguma atenção damos conta que estes Srs. estão mais uma vez a contrariar todos os fundamentos que levam ao slogan “compre Português” o leite vendido a baixo custo tem origem em Espanha.


São elementos mais que suficientes para nós “povo” consumidor boicote-mos as compras nestas superfícies comerciais…


No entanto posso encontrar outras razões para que deixemos de frequentar estes pontos de venda, exemplos não faltam, reparem se estas lojas grandes estiverem vazias vão abrir ou reabrir pequenas lojas no comercio tradicional e mercados municipais, estes pagam os seus impostos até ao ultimo cêntimo, vão surgir mais postos de trabalho ou pelo menos desempregados pois cada uma destas lojas obriga a duas pessoas a trabalhar, (dez destas lojas empregam tantas pessoas como uma grande superfície) temos mais possibilidade de encontrar produtos frescos e Portugueses, vão ser admitidas mais pessoas nas empresas de distribuição, esta será feita em várias lojas não num único centro, teremos os produtores locais a fornecer os seus produtos movimentando a economia local, não teremos as empresas ou produtores à espera meses do receber os produtos facturados, os pequenos comerciantes normalmente pagam todas as semanas factura contra factura, os grandes pagam a noventa dias e muitas vezes inventam estratégias para atrasar os pagamentos, quase sempre inventam a falta da factura no dia de vencimento ganhando trinta dias .


Outra das estratégias actuais passa por realizar contratos anuais, podem aparentar legítimos, no entanto são muito pouco éticos, se o fornecedor precisar por algum motivo de aumentar preços, estes Srs. argumentam com um contrato assinado, se o mercado por mera casualidade beneficiar o fornecedor lá vem a estratégia do “se não baixarem reduzimos os seus produtos nas prateleiras…


Enfim é sempre a favor do comerciante, sempre a favor de quem nada produz, de quem se limita a sugar o suor dos produtores…


Outra das situações que todos nós já enfrentamos é o facto da publicidade enganosa, quantas vezes já se depararam com promoções em cartazes e no dia só existe uma unidade é sempre a mesma desculpa vendeu-se muito.


Outro facto com o qual eu não concordo é o seguinte, que lógica tem haver fiambre continente, ou então leite modelo, que lógica tem termos queijo ou iogurtes de marca pingo doce, será que estes Srs. produzem estes e muitos outros produtos quase sempre alimentares e mais baratos que os demais, não a resposta é não! É mais uma fuga, e mais uma roubalheira…


_ Meus caros, cada um vai entender como melhor lhe suar nos ouvidos, no entanto eu continuo com a ideia que deveremos boicotar tudo o que é grande superfície comercial, aproveitar para passear nos tempos livres já que a temperatura normalmente é agradável tudo bem, mas nada de lá deixar um cêntimo que seja, estes tipos não merecem…

3 comentários:

  1. Como já disse em não sei quantos blogues... se eu não o tivesse ouvido, há uns tempos atrás, não sei se no antigo programa do Medina Carreira ou no Negócios da Semana, falar sobre os sacrifícios que os portugueses teriam que fazer, patriotismo e, afinal, foi apenas blá blá blá, se calhar até nem me aquecia ou arrefecia, assim, até... não sei quando, não vou lá voltar... e tenho um Pingo Doce ao pé de casa e já tive que ir mais longe e perder mais tempo, mas francamente, quem se põe no... faz o que eu digo mas não faças o que eu faço... tira-me do sério.
    Tão depressa não me apanha lá.

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Que a fé e a esperança anda de mãos dadas, bem juntinho de você.
    Esta esperança é nossa esperança. É com esta fé em Deus que
    estou para 2012.
    É com esta fé que nós seremos capazes de transformar esse mundo se cada um de nos
    fizermos nossa parte.
    E a esperança não ilude, porque o amor de
    Deus foi derramado sobre todos nos.
    Esta luta do filho de Deus não anda de mãos dadas com renúncias e tristezas,
    e sim de esperança num amanhã mais feliz.
    Um feliz final de semana.
    O primeiro de 2012.
    Muita paz muito amor para você.
    Beijos no coração.
    Evanir..

    ResponderEliminar