domingo, 10 de janeiro de 2010

Marco na Santa"terrinha"







O tempo frio e chuvoso serve para nós prestarmos um pouco mais de atenção às pessoas que nos rodeiam, e claro para apreendermos sempre um pouco, aprendizagem que só se consegue quando falamos com pessoas com mais vivencia que a nossa, pessoas com mais alguns anos e que no seu auge tinham também elas muita curiosidade com o meio que as rodeava.




Eu só a perguntar por factos ou lendas cá da santa terrinha fiquei a saber da existência de um marco, que delineava as terras de Bragança no tempo da Monarquia. É um facto sem certezas pois não tenho nada palpável que o confirme, no entanto que o marco é alusivo a Portugal não tenho a mínima duvida, se tem na realidade algo a ver com as demarcações da casa de Bragança bom aí já é um caso a perguntar a quem de direito.




No entanto é um facto bem real, a sua existência, e eu até a data de ontem nunca tinha sequer ouvido falar dele.







Peço desculpa ao dono do terreno, pela invasão sem pedir licença, mas como não sabia a quem me dirigir tomei a ousadia e lá tirei umas fotos, como este é um pedaço de história parece-me ser de interesse de toda a comunidade local e quiçá até nacional. Penso que na nossa freguesia deveria haver alguém que já tivesse catalogado esta preciosidade que os nossos antepassados nos deixaram até aos dias de hoje.




O meu muito obrigado ao meu progenitor por mais esta informação.

1 comentário:

  1. Boas!

    Já li algures que existia um marco da casa de Bragança no lugar das Lages. É este o marco? Qual a localização especifica? Ja perguntei a algumas pessoas da zona mas ninguem conheçe.Até já o julguei definitivamente perdido. Se calhar nem mesmo os organismos oficiais sabem da sua existencia.
    Mais um ponto a incluir num roteiro turistico na nossa terra, se não incluir invasão de propriedade, claro. De qualquer forma vale a pena conservar e dar a conhecer.

    ResponderEliminar