domingo, 23 de agosto de 2009

QUE FAZER!!!!!!!!

Férias, tempo que as pessoas que trabalham deveriam dedicar a descansar…
Quando todos sabemos que os orçamentos não chegam nem para a sopa, mas tentamos tirar os nossos bem merecidos dias de férias, disse bem tentamos, pois chegamos sempre à mesma conclusão, não temos orçamento que resista.
No entanto há um nicho da sociedade que o pode fazer e, esses saem do país à procura de novas paisagens, gentes, culturas e, locais onde realmente se possa descansar, arejar como diriam alguns.
Todo estaria correcto se estas pessoas conhecessem este país, tenho quase a certeza que isto não acontece, estes turistas que ultrapassam as nossas fronteiras e não conhecem o nosso território, os nossos monumentos, serras, praias, planícies, e tanto temos para conhecer, bem sei que passar uns dias no Algarve sai um pouco caro, infelizmente é, mais caro viajar para os Açores que para as Canárias, não se compreende bem mas, temos todos que fazer um pequeno esforço, pois precisamos de engrandecer o que é nosso, é preciso mais garra, mais determinação…
Todo isto para tentar explicar o inexplicável. De que vale termos uma bienal em V. N de Cerveira, ou um aquário do Minho na mesma terra se as pessoas não ligam a mínima, que serve termos as melhores termas da Europa espalhadas por este pais se não lhe ligamos a nenhuma importância, termos um oceanário e dezenas de monumentos em Lisboa, um fluviario em Mora serras como o Gerez, Estrela, Freita, Sintra, Marão, Caramulo…
Parques naturais como Montesinho, Alvão Aire, S. Mamede… Planícies de perder de vista, em todo o território Alentejano, sarapintado com pequenas barragens e, o maior lago artificial da Europa.
Rios navegáveis em muitos km, com grande beleza, vinhas património Mundial coisa rara, só vista no Douro e nos Açores.
Não chegará para alguns mais exigentes, mas parece-me bastante para um território tão pequeno. Há ainda o litoral desde o Minho à ponta de Sagres, sobra ainda o litoral Algarvio, bom esse, tal como a Madeira não são bem portugueses! “Sim nas ementas dos restaurantes, a língua de Camões vem sempre em segundo/terceiro lugar”. Mas sobram muitas e excelentes praias para quem gosta destes locais, a começar pelas Minhotas carregadas de iodo para acabar nas Alentejanas, calmas e com areais a perder de vista.
Tanto para oferecer tem este pequeno pais à beira mar plantado, os seu habitantes preferem férias no Brasil, México, Cuba, Caraíbas e, claro muitos outros locais espalhados pelo planeta, todos eles têm concerteza algo de novo a oferecer, mas primeiro deveríamos conhecer o nosso pequeno país, foi aqui que nascemos, crescemos é aqui que sobrevivemos, deveríamos conhece-lo melhor que qualquer Inglês, Alemão, Suíço ou Sueco, qualquer cidadão destes ou de outros países sabem mais de Portugal que nós portugueses de gema. Na próxima vez que tiver uns dias livres e uns cobres para gastar fique por cá vai ver que gosta e fica cliente, sempre são novecentos anos de história carregados de cultura, uma mochila uma pequena tenda um saco cama são quase indispensáveis, o resto aparece

Sem comentários:

Enviar um comentário