terça-feira, 25 de agosto de 2009

"ARNOSO"

Terra de encantos, terra encravada no limite dos concelhos, esquecida por ambos. Aos seus limites, pelo lado de Braga chega tudo aquilo que é indispensável, transportes urbanos, agua canalizada, saneamento básico…
Arnoso, infelizmente, fica sediado no lado contrário da fronteira, pertence a um conselho que à muito esqueceu a sua existência, pois todo o que outros têm já faz muitos anos, aqui continua a ser para nós uma miragem.
A situação piorou nos últimos tempos pois passamos de terra pacata e esquecida a dormitório! Sim dormitório! pois passaram a ser construídos prédios habitacionais em altura e, sem limites quanto à sua extensão, não para albergar a população nativa, mas para atrair outras gentes oriundas de localidades circunvizinhas.
Enquanto isto os meios naturais vão sendo degradados, o saneamento continua uma miragem, a água subterrânea é explorada em demasia, a que ainda existe é afectada pela falta do saneamento.
Uma terra é conhecida pelo seu passado, pelos seus meios naturais, património, costumes e tradições, a nossa além dos religiosos tem esquecido todo. Temos o guisando, que nos entra fronteira dentro, límpido e cristalino, passa completamente esquecido, sem que lhe seja atribuída alguma importância, o que não dariam outras terras por este património natural. Tão fácil seria aproveitar as suas margens para uma praia fluvial, porque não aproveitar e revitalizar o antigo engenho que retirava as suas águas para irrigar os lameiros, sem custos energéticos adjacentes, (matéria tão em voga na nossa era), revitalizar moinhos e serrações, não parece tarefa impossível.
Temos um cruzeiro histórico, milenário, sem qualquer indicação, relativa ao seu valor estórico e cultural, grande parte da população não sabe onde se situa, não existe uma única placa de indicação para aludir há sua existência.
Uma parte da única área florestal denominada “paisagem protegida” do conselho de V.N. de Famalicão está inserida na nossa freguesia, quantos habitantes desta sabem disto. O que têm feito os nossos autarcas nos últimos anos por este bem que a natureza nos ofereceu. Será que estes também desconhecem este facto.
Felizmente ficou sediada na nossa freguesia a escola, quando a maioria foi aniquilada para serem formados grandes grupos, o nosso denominado de A. E. V E. foi completamente esquecido pela junta de freguesia, a tal ponto de esta não se ter inserido na sua direcção, nem tão pouco no seu conselho transitório que há pouco tempo cessou funções.
Passaram-se mais quatro longos anos a tratar do cemitério, bem sei é o nosso futuro, mas não seria natural olhar um pouco pelo bem-estar dos vivos…

Sem comentários:

Enviar um comentário