segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FIM DE LINHA 2012...


Aproxima-se rapidamente o fim do ano.

Como sempre o povo vai festejar, uns em locais chiques cheios de gente importante, (hotéis, navios cruzeiro, casinos…) com uma lapela nova (ou quem sabe alugada numa destas novas lojas criadas para o efeito) de copo na mão cheio de uma bebida caríssima, (champagne) para pelo menos umas horas se sentirem superiores…

Superiores, aos que ficam em casa a comemorarem com um simples verde tinto ou um rafeiro espumante. (isto no melhor das hipóteses,) a música será a que sair dos testos dos velhos tachos, instrumentos adaptados ao dia.

Nas estradas estarão milhares de indevidos sedentos de vingança, (raivosos por estarem de serviço,) não, não pensem que estas almas vão estar a tentar orientar o trânsito, ou sequer a proteger pessoas, vão simplesmente estar escondidos à espera dos incautos, que como sempre se excedem na bebida nos festejos. (milhares de euros estes Santos protetores do poder terão arrecadado "no fim" da noite que separa Dezembro de Janeiro)

Há ainda os que não têm o direito a festejos, bombeiros, guardas noturnos, pessoal da saúde principalmente os que ficam nos hospitais, funcionários dos lares…

Toda esta gente vai passar umas horas diferentes, esquecida dos problemas financeiros que se adivinham já para os primeiros dias de 2013.

São mais que muitos e demasiado graves os exemplos do que aí vem, corte nos salários, aumentos quase gerais e impostos, mais e mais impostos…

Há no entanto algumas pequenas lembranças boas de 2012, e estas é preciso recordar, bem sei que cada um terá as suas razões para as boas recordações, e o melhor é que estas fiquem na memória por muito e largo tempo… “creio que o novo ano não nos trará nada de bom, as previsões gerias são de alarme, a cara de gozo do primeiro-ministro não augura nada de bom para o povo, o próprio Presidente da R… antevê dificuldades com a parca reforma que aufere…

(Já começa a ser habitual, ano após ano, quando chega este dia de passagem de ano sinto uma nostalgia que nem eu consigo explicar, ainda não acabou o 2012 e já começo a ter saudade.)

2 comentários:

  1. Tenho a impressão que quanto mais entrarmos em 2013 mais saudades teremos de 2012... eu que nem sou de apostar... nesta... até era capaz de apostar ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Não há dúvidas que 2012 deixará saudades, 2013 será de bomba nuclear fiscal, mas que também deixará saudades pois 2014 será de bomba termonuclear fiscal e por aí fora...

    ResponderEliminar