sexta-feira, 18 de junho de 2010

FICAMOS MAIS POBRES.

Enfim acabou.

Morreu um vulto nacional, desertor para alguns, problemático para outros, idealista para muitos.

Para mim será sempre recordado como um eterno incompreendido.

Chegou ao fim o Sr. José de Sousa, “Saramago” para mim morreu um vulto nacional ainda que na sua ideologia o nacionalismo não era nada importante aliás na sua obra “jangada de pedra" deu a perceber que o seu ideal seria a união da península ibérica, (é só a minha opinião) não posso concordar, sou nacionalista admito, mas não deixo de ficar triste hoje pois desaparece um dos maiores vultos do século XX /XXI.

Não faço ideia alguma de que maneira o nosso país vai reagir a este contratempo, mas fico com a ideia que este merece uma homenagem em grande, ao nível dos maiores, não façam por favor o que fizeram com a Amália.

São vários os elementos que me ligam a este Homem:

É para mim um eterno incompreendido, tal como eu, esquecia-se dos pontos e virgulas, como eu o compreendo, tinha um a costela esquerdista, justa a meu ver, não ligava nada a ordens, opiniões, leis… enfim era um ser livre… serei eternamente teu seguidor, não sou adepto de Espanha mas…

É verdade, muitos de nós, só agora após a sua morte vamos dar algum valor à sua obra.

Se bem conheço o povo deste país este fim-de-semana e até ao seu funeral /crematório como me parece que ele pretendia, as suas obras vão esgotar!

Garanto, nem q quando da atribuição do Nobel se venderam tantos livros de “Saramago” não é uma previsão será um facto, isto tendo em conta o velho hábito dos Portugueses.

Todos nós ficamos mais pobres é verdade, mas muitos de nós esquecemos de dar relevo em vida ao Homem, por favor não se esqueçam agora. Bem sei o quanto ainda dói a alguns católicos as controvérsias do “ Invanjelho segundo Jesus Cristo, Caim” mas que eu saiba o lema dos cristãos é perdoar pensem nisto!

Foi o Homem ficou a obra, esta é nossa para todo o sempre.

4 comentários:

  1. Desapareceu um grande escritor. Talvez agora os criticos e estudiosos se voltem para a sua obra e reconheçam o seu valor.
    Esperemos que a sua nova morada seja no panteão ao lado de outros que tanto contribuiram para o engrandecimento deste país.

    ResponderEliminar
  2. Confesso-me um desconheceder assumido da obra de Saramago, no entanto, e perdoem-me a friesa e a pergunta ... será que a sua ultima obra, muito mais do que uma afirmação ideologica, não foi uma acção de marketing?

    ResponderEliminar
  3. Meu caro amigo, aceito o comentário/pergunta, tal qual o Saramago a aceitaria, mas repare será que um Homem com mais de nove décadas escrevia só para gerar confusão?
    Não, acredito eu, ele era de esquerda mas não alinhava em fanatismos nem regimes nem tão pouco em imposições, ele era ateu porque não acreditava em religioões, ou pior porque tinha outra maneira de ver as ditas religiões principalmente a católica.
    quantas veses os dirigentes do Vaticano não praticaram atrocidades em nome de Cristo.
    Saramago é controverso é verdade, mas o seu edeal é livre, não me parece que no fim da sua obra tenha pensado em markting.
    É no entanto bom que todos nós discutamos estes pequenos promenores, só assim chegaremos a alguma conclusão.

    ResponderEliminar
  4. Gostei de o ler e gostei do blog. Um abraço

    ResponderEliminar