quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

IGREJA de SANTA ENGRACIA.

Bem sei que não sou de maneira nenhuma o melhor elemento para praguejar sobre o Panteão Nacional.
Isto porque embora saiba que fica perto da Estação de Santa Apolónia nunca mas mesmo nunca me deu curiosidade suficiente para visitar o dito monumento.
Como tal nunca me debrucei sobre os seus inquilinos, vagamente ouvi ou li algures quem são ou foram, sendo assim também eu tenho uma opinião sobre a inclusão de um novo inquilino.
Se não estou enganado o Panteão foi pensado para conter os restos mortais de pessoas que durante as suas vidas conseguiram com os seus feitos algo de fora do comum, de alguma maneira sobressaíram da generalidade do povo.
Creio que querer juntar o Eusébio a nomes como Almeida Garrette, Aquilino Ribeiro ou Humberto Delgado é fazer do monumento uma feira de vaidades.
Alguém por aqui lembrou, que levar Eusébio e esquecer Sousa Mendes é uma vergonha, eu quero juntar outros nomes que devem figurar antes do malogrado futebolista, “Capitão Salgueiro Maia, (Qual a divida de gratidão do país a este homem) José Saramago, quem mais que ele elevou a literatura nacional, (além de excelência a serralheiro mecânico) ”
Bem sei que para lá levaram uma fadista, um precedente que agora dá azo a esta discórdia, mas se querem nomes do desporto, poderemos fazer algumas comparações, eu entendo que António Livramento foi o melhor dos melhores, na sua área, “Eusébio estará nos dez melhores com muito boa vontade, Joaquim Agostinho, foi sem dúvida o melhor entre nós, e um grande por essa Europa fora, creio que mais pessoas o idolatraram que ao dito jogador da bola.
Eu nunca vi o King jogar, não tenho como o julgar, mas os seus feitos não me parecem por demais, a nossa seleção com a sua presença nunca ganhou nada de especial, um terceiro lugar num Mundial, e nos seguintes nem esteve presente, ausências em Mundiais e Europeus, um Mundialito no Brasil não representa nada de especial, ganhou a titulo individual duas botas de oiro, ok, nesse caso vamos ter que arranjar um lugarzito para o bibota Fernando Gomes, foi bola de oiro, tudo bem Figo e Ronaldo também vão querer estar lá num cantinho…
Se há lugares para quase todos porque não levar já para lá um tal de Portas na companhia de um certo Coelho, a façanha destes não me parece inferior, basta ver que são capazes de não cumprir qualquer promessa eleitoral, “já agora porque não o meu tio, homem de H grande, dos poucos capazes de renunciar à fuga (dos retornados) no pós 25 de Abril ficando a viver mais umas décadas entre os nativos em Moçambique, bem me recorda de ler uma das suas raras cartas onde denunciava, que tem “cu” tem medo, ele ficou sem problemas porque sempre viveu de bem com a restante população.
A normalidade para entrada no Panteão é na ordem dos quarenta anos, vamos deixar-nos de quezílias, e deixar que sejam os nossos vindouros a decidir se o King tem lá lugar, se eles ainda se lembrarem do homem eles se encarregaram de lhe prestar justiça, se entretanto se esquecerem é porque este nome não merece ocupar lá um espaço.
(Esta onda de benfiquismo arrogante não passa disso mesmo uma onda, deixem o tempo curar as feridas e logo tudo volta à normalidade, ou seja aos problemas reais, aumentos de principio de ano, desemprego, falta de verbas para quase tudo…)

Sem comentários:

Enviar um comentário