terça-feira, 7 de junho de 2011

Fruta "de" época...

Marula, ou amarula, fruto e árvore mãe, são algo que desconhecia até hoje!



No entanto depois de um programa de rádio fiquei bem impressionado e resolvi saber um pouco mais.



Fiquei a saber que na verdade é um fruto de uma árvore que cresce livre nas savanas Africanas, todo seria normal se a história fica-se por aqui, no entanto este fruto é muito mais que isto.



Uns afirmam que após ser ingerido este fermenta no estômago de quem o consome, claro se fermenta acaba por embriagar logo tem adeptos em muitos estratos sociais.



Voltando à minha pesquisa, acabei por dar conta que um certo país em África não passa vistos durante o mês de Fevereiro para entrada nas suas fronteiras, fiquei intrigado pelo facto, há vistos em todo o ano e estes são negados em Fevereiro, algo de estranho se passa neste mês, o que será?



Continuei a minha procura, fui encontrando mais alguns dados.



Homens que trabalham durante o ano fora, imigrantes ou emigrantes dependendo se ultrapassam ou não as suas fronteiras, normalmente para trabalhar nas minas, (ouro e ferro as mais usuais) quando regressam encontram as suas companheiras grávidas no fim do tempo, ou já com os “filhos” nascidos.



Caso estranho este, tal qual acontecia com as viúvas da segunda guerra mundial, no entanto há neste caso uma explicação; Quando a amarula está madura precisa de ser colhida, e as populações residentes deslocam-se para a savana para as colher, nesta altura há nos residentes uma necessidade de agradecimento, à mãe natureza "é um vale tudo", daí o aumento da população sem muitos dos homens chefes de família estarem presentes.



Bem sei das dificuldades de entrar neste país no mês de Fevereiro, mas como por estes lados até é um períudo difícil de passar devido ao frio e principalmente há humidade eu quero as próximas férias em Fevereiro e muito perto do cabo da boa esperança.

1 comentário: