A quem poderemos apelidar de “sucateiros” aos que sugam a sucata à socapa dos donos, ou aos que a compram?
Tenho muitas dúvidas, muitas mesmo, estas surgem por dois motivos, por um lado os primeiros roubam e vão vender aos segundos, estes fartos de saber que a maioria é roubada aceita-a e paga-a!
Bem sei que já estão a torcer o nariz, esta pode ser uma acusação grave, carece de fundamento, no entanto muitos já sentimos na pele o resultado destes negócios escuros, muitos já verificaram que as placas de informação das nossas vias de comunicação desaparecem sem deixar rasto, muitos já verificaram que as tampas e grades de saneamento desaparecem por artes mágicas, mesmo na noite seguinte a serem colocadas
Será que estes senhores têm fornos para trabalhar estes materiais antes de os entregarem nas sucatas? Não, então é fácil de estes verificarem que estes materiais não são simples sucata, são materiais sugados de locais públicos e privados pagos por todos nós.
Tenho a impressão que as nossas autoridades sabem perfeitamente que estas situações se passam, os ditos sucateiros acumulam-se pela manhã à porta das ditas sucatas, filas intermináveis.
Pergunto eu?
Porque motivo as nossas autoridades não perguntam a esta gente por facturas e guias, porque razão depois de tantas denuncias ninguém faz uma rusga por estes locais, tão fácil seria encontrar cobre roubado nas linhas de tensão, ou alumínio sugado em obras em construção, tal como gradeamento ou tampas de saneamento, junções de rega dos agricultores…
Tenho a sensação que as nossas autoridades ou estão "compradas" por esta gente, (0 negocio envolve muita massa) ou também eles são uns autênticos sucateiros.