segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A visitar!

As boas vindas, um dia solarengo de Outono/Inverno, estes dias são especiais, principalmente porque podemos captar fotos sem visitantes.

Ao longe o nicho de S.Mamede.



Diferente do habitual.




Caminhos específicos.



Um pouco de esforço e logo teremos uma visão magnifica.

Só um pouco mais...


Ao longe.
Do lado oposto o Gerês, magnificas montanhas de granito a proteger a beleza da reserva nacional.


Lá ao fundo o cruzeiro do santuário.



Diferente mas igualmente belo, pena um pouco de neblina.

Continuar a subir...


Boas ajudas, alguém pensou em nós.





Afinal é fácil.


De chegar ao nível do sol.

Não é um convite, no entanto garanto vale bem o esforço, quer gostem ou não de natureza, escolham um dia de sol sem vento de preferência.





































domingo, 27 de novembro de 2011

"QUEM SÃO AFINAL"

Este quadro acompanhou toda a minha existência, cresci a ler quase diariamente esta verso.


Não o entendia, não era capaz de decifrar o que queria abranger, os anos passavam e o quadro permaneceu impávido e sereno, quem sabe à espera que um dia eu fosse capaz de decifrar o que queria o autor passar como mensagem.


A casa onde mora é talvez das mais senhoriais da minha pacata terra, a família que a mandou edificar já pereceu faz tempo, já passaram depois vários donos nenhum se fixou, nenhum ganhou raízes, quem sabe a razão não seja o quadro, quem sabe não chegaram demasiados amigos na hora da refeição!


Dei por mim a pensar um destes dias, afinal o quadro tem a não lógica? Afinal onde andam os verdadeiros amigos? Afinal os amigos são aqueles que não se esquecem de nós nos momentos complicados ou pelo contrário são aqueles que chegam na hora da refeição, são os que ligam várias vezes, mesmo estando a centenas de km, ou são os que vivem ao pé da porta e passam semanas sem nos falar só porque vivem perto e deixam sempre para amanhã?


(Continuo confuso, preciso de ajuda para decifrar quem são os verdadeiros amigos, preciso que me elucidem numa tentativa de decifrar o que queria afirmar o autor)

sábado, 26 de novembro de 2011

Contradições do povo!

Afinal de contas o que é que se passa.


0 Povo quer ou não greves, afinal quem é que está em contradição, o povo ou os governantes?


O povo talvez, talvez tenha o que realmente pediu, ou pelo menos uma grande fatia desse Povo.


Agora sabemos que as possas sentem um amargo de boca, não sabem é muito bem a que sabe, não sabem onde se amarrar, não entendem onde esteve o erro!


É fácil de verificar que muitos dos meninos que abanavam bandeirinhas, e gritavam vivas no pós eleições estão agora a verificar o quanto foram ingénuos, ludibriados, sentem que fizeram asneira, no entanto o orgulho ainda fala mais alto, até ao Natal a coisa ainda vai aguentar, no entanto a semana que medeia este e o Ano Novo vai ser dramática.


Estes contra-sensos estão a ensombrar muitas mentes neste país, uns já não aguentam e resolvem entrar em greve, uma greve meio à toa, sem rei nem roque, chegamos ao fim do dia e nem uma conclusão real, os meninos do governo afirmam que foram para aí uns dois por cento, os sindicalistas falam em oitenta, que raio de médias, assim ninguém se entende, nem fica realmente informado.


A mim levantam-se duas questões, quem realmente ganhou com esta greve?


Creio que ninguém, com a excepção de uma pequena franja de transportadores, falo dos taxistas, porque raio estes senhores que tanto se queixam não aderiram à greve? Creio que sei a resposta, no entanto guardo-a para mim, depois dou conta que houve outros beneficiados, falo das gasolineiras, foi um ver se te avias, clientes que já andavam desaparecidos faz uns tempos lá se deslocaram aos postos, teve que ser não é verdade?


Não concordei com a greve, é verdade que a admito, é um direito adquirido, no entanto não concordo com os grevistas que impediram os trabalhadores que não pretendiam aderir à greve de trabalhar, o direito à greve não é o mesmo que o direito a impedirem outrem de trabalhar.


Há ainda outro pequenino pormenor que quero referir, ouve uma pequena manifestação em frente ao Parlamento, pacifico como é aliás apanágio do nosso povo, no entanto uns senhores pagos pelo povo, armados de bastões carregaram sobre alguns destes manifestantes, afinal quem são estas pessoas? Já não há vergonha, ou vivemos já sobre a vigilância de uma nova (PIDE,) estes malfeitores, sem a mínima vergonha ainda há poucas semanas se manifestavam, ilegalmente, com a agravante de alguns deles estarem fardados!


Assumiram o papel de forças de segurança sabiam as regras façam o favor de as cumprir sem atropelos, não estão satisfeitos demitam-se, vão trabalhar no duro.


Eu entendo que são precisas forças de segurança, caso contrário em pouco tempo seria uma anarquia completa, mas polícias sem escrúpulos, que querem uma lei para eles e outra para o simples cidadão que lhe paga o ordenado, não… não concordo, não estou disposto a pagar religiosamente os meus impostos para manter bandalhos deste calibre.


Políticos que mentiram ao povo só para o convencer a dar-lhes uma oportunidade que logo de entrada contrariaram todas as promessas, policias que querem direitos que sabiam de antemão que lhe estavam cortados, não servem para este país, demitam-se, o povo não está para manter malandros fardados e vigaristas assumidos.







domingo, 13 de novembro de 2011

"Reviver"

Enfim está tudo consumado, entramos numa nova era…




Estava há muito marcado no calendário, “o trovante” estaria em Guimarães, um conserto de despedida, bem sei que muitos dirão mas quantas vezes já se despediram? É simples nós pedimos sempre um regresso mesmo que esporádico, sabe sempre bem recordar, afinal de contas sempre fomos um povo que vive mais do passado que do presente, estamos sempre com nostalgia, com saudosismos, a verdade é que damos conta que a vida hoje não nos satisfaz, pior que isso estamos muito apreensivos com o futuro, por vezes em demasia a ponto de nos esquecermos de viver o presente.




Como vivemos um presente complicado resolvi esquecer um pouco as dificuldades e regressar ao passado (anos oitenta / noventa) este não era muito mais fácil só que havia então uma diferença, a malta vinha de décadas complicadas, só que havia a esperança de melhorias graduais é certo mas melhorias.




Hoje pelo contrário estamos a viver em desespero de causa e as melhorias são meras fantasias na cabeça de alguns crentes, a realidade é afinal algo muito mais complicado, a cada dia que passa uma nova medida restritiva, sempre no encalço dos mais desfavorecidos, dos que não têm possibilidade de fugir aos severos impostos sem retorno que se veja.




Podem apelidar-me de saudosista, não me importo, podem afirmar que estes tipos já estão ultrapassados no seu formato, ok admito, no entanto eu vi um pavilhão “multiusos” praticamente cheio, pessoas que já viveram o tal passado de que vos falei, mas os seu descendentes ao fim de alguns minutos já vibravam, já se tinham encaixado num som que ainda se ouve com gosto, é verdade na época em os trovante brilhavam as pessoas ficavam incrédulas, era algo futurista para a altura, recordo-me do espectáculo ao vivo no campo pequeno em finais da década de oitenta, era ainda um rapazito mas ficou-me gravado na memória, pela arte pela diferença pelo empenho e pela colaboração do público, algo novo em termos nacionais para a época.




Hoje deu-se por duas horas um regresso ao passado, ao tempo em que pelo menos havia esperança, em que ainda tínhamos direito a sonhar.





(a qualidade não é a melhor mas foi o que se arranjou)


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"REPETIR"

É verdade, hoje é o tal dia, o dia em que os números se repetem, alguém chama a este facto de capicua...

Bem todos sabemos que os números andam e desandam e voltam ao mesmo, tal qual os nossos governantes, estes aliás confundem as pessoas com números e a estes não ligam nenhuma, só se fala em passivo, boracos e divida, faz-me um pouco de confusão como é que pessoas decentes não se demitiram na hora que deram conta que afinal as contas não estavam como eles pensavam.

estes senhores não aprovaram o ultimo "PEC" que foi proposto por este ser demasiado exigente para com o povo, logo que se apoderaram do poder é o que se sabe...

Tenho a lamentar por mim e por alguns quantos que nunca acreditaram nas cantilena destes Srs., era fácil de ver que o que eles queriam era poder, um poder gratuito, um poder em que o povo nada pode fazer durante quatro anos, durante este tempo vamos comer o pão que o diabo amassou, de seguida vai ser ainda pior pois as finanças vão estar de tal maneira destruídas que não haverá solução.

Começo a dar razão ao secretário de estado que aconselha os jovens a emigrar, tem razão este Sr.

só que não podem ser só os jovens "TEM QUE SER O POVO NO GERAL" temos que emigrar em massa, por aqui parece não haver futuro, se saírem só os jovens quem vai pagar as reformas daqui a meia dúzia de anos?

Será a fome e como tal o melhor é sairmos todos pé ante pé, esses bandidos aldrabões que se danem, que vão roubar o r... q... os p... não há pachorra.

Já chega, já é demais.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Claro que sim...(a quem de direito)

Com então os tipos que outrora controlavam todo inclusive os Reis...
Srs. todos poderosos, sempre a influenciar as decisões, impondo o medo no povo, levando sempre a avante com as maiores vigarices, até terem o maior património não tributável do mundo.
Srs. que faziam o povo passar tormentas durante o estado novo, (segundo me contam eram os principais informadores da pide...
Chegaram agora onde sempre quiseram, ao poder, disfarçado é certo mas estão lá e bem enrraísados, têm agora o desplante de exigir que o povo fique sem quatro feriados, só sedem dois feriados religiosos se a sociedade civil ceder outros dois, excelente, para quem quer cortar tudo, é mais uma acha para uma fogueira que já arde descontrolada, muito obrigado meus Srs. é realmente disto que estava-mos à espera.
(Cada vez este Clero me convence mais)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

"Alguém vai preso hoje"

Só neste país, sete anos após ser acusado de condução sobre efeito de álcool um pastor de do baixo Alentejo foi conduzido à cadeia de Beja, motivo; cumprir sessenta dias de prisão por falta de dinheiro para pagar uma coima de quatro centos e cinquenta €, a condenação ocorreu em 17 /05/2010, o pobre do Sr. cometeu a infracção em 22/12/2004 ao conduzir uma moto quatro num qualquer caminho de terra batida longe de populações ou de transito, junto ao seu local de trabalho, ou seja junto ao seu gado.


hoje o dito criminoso foi encarcerado, como vive só deixa os seus animais à deriva ou a morrer à fome (como queiram) (não estou a ver os guardas a darem ração aos animais).


(Mais ou menos isto escreveu Teixeira Correia no "J N.")


Como li a noticia de relance posso ter falhado algo, mas mais coisa menos coisa é isto que estava escrito.


Agora pergunto eu, num país de aldrabões de grande classe, onde os criminosos matam, roubam, atentam contra a liberdade das pessoas, ocultam sucata roubada, mentem com todos os dentes nas campanhas eleitorais,vigarizam o Estado e seus contribuentes... Ninguém vai preso!


E DEPOIS, LEVAM DENTRO UM POBRE PASTOR SÓ PORQUE BEBEU MAIS UM COPITO NO SEU LOCAL DE TRABALHO.( não pondo ninguém em risco) ou seja o Sr. Dr. juiz não tinha mais a quem rapinar dinheiro, resolveu rapina lo a um pobre coitado como este não tem por onde pagar vai preso, porca justiça a Portuguesa, bandalhos estes agentes da lei.

domingo, 6 de novembro de 2011

"AMIGO"

Afinal ainda podemos contar com alguém...


Com os humanos é melhor não contar, quando são precisos nunca estão presentes, com as instituições, bem poucas contam, se falarmos das publicas bem é uma vergonha, basta vermos o que acontece com a segurança social, quem realmente precisa está f... se pensarmos o que acontece com os tribunais, enfim nem é bom falar, quem tem dinheiro para pagar advogados, safa-se sempre, "Isaltino..." depois damos conta que os fulanos só porque já foram políticos importantes da quadrilha do Cavaco estão a salvo, se um pobre coitado tivesse roubado ama arara na Amazónia, era entregue no dia seguinte a policia Brasileira, agora um tipo suspeito de assassínio, bem esse pode andar por aí sem o mínimo problema, não tivesse ele dinheiro e bens para comprar tudo e todos.


A PARTIR DE AGORA SÓ CONFIO NOS QUE ME SÃO REALMENTE FIEIS, ESTE CACHORRO ESPERA FIELMENTE QUE EU CHEGUE, ESTÁ SEMPRE DISPONIVEL, NOS BONS E MAUS MOMENTOS...


É de mais confiança que muita gente que por aí anda de lenço branco na mão!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

"TROVANTE"

Não quero saber, posso andar "teso" o resto do ano...
Mas vou ver os "TROVANTE" a Guimarães, é uma oportunidade única não vou desperdiçar, quero lá saber da crise, quero lá saber se vou ter batatas na mesa no "NATAL" quero lá saber se vai haver ou não país livre no próximo ano, quero lá saber o que diz, o paspalho do coelho, do cavaco , da troika, e de sei lá quem mais, vou ver os TROVANTE UMA ULTIMA VEZ, logo se vê o que vem a seguir, estes filhos de uma mãe menor é que mandam ok. levem os louros, eu dispenso.
Não vai haver dinheiro para prendas? tudo bem vivemos um dia de cada vez, e o dia dos "TROVANTE" na primeira capital já está mesmo a chegar...

Algo sobressai no escuro…

A luz está lá, mas o acesso parece muito complicado, não vale desistir, como vamos ter que poupar talvez fiquemos bem magrinhos, talvez ainda haja uma esperança de ultrapassar esta etapa...

" Quando as plantas se mostram agrestes, têm algo a defender, estas mostram a beleza se pode encontrar em plantas selvagens..."



Teremos também nós que sobreviver, talvez os espinhos de hoje tragam algo de novo, não será nesta geração, é tarde para pedir tanto, quem sabe na próxima?